IBDP sugere forma mista sobre a proposta do governo da fórmula 85/95

4

Novo cálculo de aposentadoria com a fórmula 85/95, que soma a idade com o tempo de serviço e o fim do fator previdenciário é a proposta do ministro da Previdência Social, Carlos Gabas. O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) entende que a ideia é viável, desde que ainda seja possível a aposentadoria sem atingir a soma de 85 para mulheres e 95 para homens.

Segundo Jane Berwanger, presidente do IBDP, no Brasil o mercado de trabalho para pessoas acima de 50 anos não é estável e com poucas oportunidades. “Nossa realidade obrigada muita gente a se aposentar mais cedo”, explica.

Para o instituto, o melhor caminho seria ter uma forma mista: uma 85/95 e outra que mantém o fator previdenciário, para quem não atinge a soma. Por exemplo, como no caso de um homem que tem 55 anos de idade e 37 de contribuição. “Esperamos que a proposta do governo contemple a possibilidade de se aposentar antes de atingir a soma de 85/95, mesmo que nestes casos se aplique o fator”, sugere.

O fator previdenciário, criado no governo do Fernando Henrique Cardoso, leva em conta o tempo de contribuição, a idade do segurado e a expectativa de vida. Por várias vezes já se tentou derrubar o fator, mas até agora não houve avanços concretos.

 

Fonte: IBDP

Leave a Reply

Your email address will not be published.